4 de abr. de 2016

Erros cognitivos

Durante um bom tempo eu joguei Diablo III quase diariamente, muitas das partidas com outros jogadores no modo multiplayer e lá eu confirmei um erro que nosso cérebro prega em nós todo o tempo: a clusterização.
Eu cansei de ouvir outros jogadores falarem que o aparecimento de um item raro demorava demorada, mas quando um aparecia, outro apareceria logo em seguida, ou a teoria que quando se entrava em determinada dungeon "sempre" apareciam itens raros, mesmo com todos os jogadores sabendo que o aparecimento ou não de um item raro era calculado de forma completamente aleatória pelos servidores da blizzard.
Outro conceito errado que nosso cérebro tende a forçar como certo é a ancoragem. Ela acontece (e acredite ou não, acontece mesmo) quando um grupo não tem uma idéia clara sobre uma informação. Quando alguém do grupo dá um "chute", os demais valores do grupo orbitarão o primeiro "chute" e este erro incondicional do cérebro é utilizado muito por bons vendedores.
E hoje eu achei esta tabela na internet que mostra não apenas este 2 vieses cerebrais, mas outros 18.


Mesmo sabendo que conhecer os truques que o cérebro aplica em nós mesmos não nos tornará imunes a eles, conhecer nossos próprios limites sempre é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário