17 de fev. de 2016

Apple vs. FBI

Depois do recente assassinato em massa ocorrido em San Bernardino, nos E.U.A., que deixou 14 mortos, o FBI conseguiu uma solicitação judicial para que a Apple desbloqueie o iPhone do assassino, o que a Apple se negou a fazer.
E porque isto interessa tanto?
Bom, o problema é que se a Apple se sujeitar a criar um Malware para o próprio telefone, isto não ficará restrito ao âmbito de uma única investigação e, na pior das hipóteses, criará possibilidade para que qualquer um com conhecimento suficiente consiga acessar o telefone de outra pessoa. Isto abre uma porta enorme para ladrões (de celulares e de dados) que tem sua vida cada vez mais difícil graças às tecnologias de encriptação e proteção de dados cada vez menos sujeitas a violação.
E se você é um feliz proprietário de Android e deve estar pensando "pobres compradores de iPhone... ainda bem que nunca gostei mesmo desta marca...", não fique pensando que após a primeira empresa ceder as demais não terão que seguir o mesmo caminho.
Imagine a Google, a Microsoft, o Facebook e todas as demais plataformas que você utiliza disponibilizando backdoors para que o "governo" possa espiar lá dentro. Além de absurdo é uma ferramenta extremamente corruptível.
Em resposta à solicitação a Apple fez uma carta a seus consumidores, que pode ser vista aqui, a qual termina com uma emblemática frase que eu apoio:
While we believe the FBI’s intentions are good, it would be wrong for the government to force us to build a backdoor into our products. And ultimately, we fear that this demand would undermine the very freedoms and liberty our government is meant to protect.

Nenhum comentário:

Postar um comentário